E Biologia, não?

on domingo, 16 de maio de 2010

Nem sei bem por onde começar...

NOVIDADE: O meu colega André anulou a disciplina de Biologia /Geologia, e vai ter que me abandonar... ficando eu com este trabalho complexo para fazer...

Pois é... mas vamos lá ao que interessa...

Começámos pelas portas do Rio Ocreza.


Mas o porquê de chamarem àquela parte portas?

Pois é , a diferença de "dureza" das rochas que envolvem o rio, nota-se nessa parte, onde se verificam que as rochas constituintes são rochas mais "duras" e mais difíceis de perfurar, estando à vista de todos nós.

O rio, foi-se formando ao longo dos tempos e quando chegou àquele tipo de rocha mais "duro" teve muitas dificuldades em perfurá-lo, diminuindo assim a "largura" do rio...!

Mas que rochas é que constituem essas duas partes do rio?

(Mistério para desvendar depois de ouvir as gravações do mp3, visto que já passaram 2 meses da Visita de Estudo)



Esta foto aqui... indica-nos que há muito M.a viveram aqui uns bicharocos, muito engraçados... as famosas TRILOBITES.
E o que chamamos nós a estes vestígios da actividade das TRILOBITES?

SÃO OS ICNOFÓSSEIS!
Este icnofóssil indica-nos a presença de trilobites em actividade , naquele local há milhares de anos, também chamado como cruziana (fóssil da actividade das trilobites).

Pessoal, mas na nossa saída de campo, não vimos só partes da matéria que demos a Geologia, mas também de Biologia... como começou a vida na Terra, por exemplo...

Os musgos(plantas não vasculares, que fazem difusão célula a célula, o que não lhes permite ter tamanhos muito elevados), são um exemplo, da matéria de iniciação de Biologia.

Olha aqui estão eles... todos bonitos :)



Estes são os meninos têm cápsulas, constituídas de lenhina , a qual nunca sei , ou quase nunca,  pronunciar --'



O que é um Geopark?


O geopark que visitámos na manhã de 26 de Março de 2010, estende-se pelos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

A nossa guia, professora de Geologia, explicou-nos então o que iríamos visitar, ao longo da manhã chuvosa e nublada de Março, e no que é que consistia um Geopark.


"Um Geopark ou Geoparque é uma área com limites bem definidos , que no seu interior contém sítios de interesse geológico, numa quantidade significativa, com particular importância, raridade ou relevância cénica/estética, com muito interesse histórico-cultural e riqueza em biodiversidade. São estes sítios, que por sua vez, nos deixam voar na imaginação, para encararmos o movimento e a mudança da Terra. Deixa-nos voar para as suas memórias, que estão descritas em sítios Geológicos."

(ajuda do site do Naturtejo, para que não faltasse o mais importante).


A ideia de criar este geopark, Naturtejo, começou em 2003, mas o projecto só foi aprovado pela UNESCO em 2006  e desde aí tem de ser bem gerenciado de modo a que não se abandone a ideia que surgiu em 2003, ou seja, de modo a que este seja sempre reconhecido pela UNESCO.