O geopark que visitámos na manhã de 26 de Março de 2010, estende-se pelos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
A nossa guia, professora de Geologia, explicou-nos então o que iríamos visitar, ao longo da manhã chuvosa e nublada de Março, e no que é que consistia um Geopark.
"Um Geopark ou Geoparque é uma área com limites bem definidos , que no seu interior contém sítios de interesse geológico, numa quantidade significativa, com particular importância, raridade ou relevância cénica/estética, com muito interesse histórico-cultural e riqueza em biodiversidade. São estes sítios, que por sua vez, nos deixam voar na imaginação, para encararmos o movimento e a mudança da Terra. Deixa-nos voar para as suas memórias, que estão descritas em sítios Geológicos."
(ajuda do site do Naturtejo, para que não faltasse o mais importante).
A ideia de criar este geopark, Naturtejo, começou em 2003, mas o projecto só foi aprovado pela UNESCO em 2006 e desde aí tem de ser bem gerenciado de modo a que não se abandone a ideia que surgiu em 2003, ou seja, de modo a que este seja sempre reconhecido pela UNESCO.
0 comentários:
Enviar um comentário